20 junho 2013

2013 Oriente Médio - Aqaba

O hotel não deixou fazermos o early check in, mas tudo bem, rodamos a cidade um pouco para depois fazermos como quase todo mundo que buscava ir à praia - embarcamos no bus da Berenice, um complexo clube-praia, muito propagandeado. Por uma mixaria de 7 jordanianos, com direito a toalha, desembarcamos 15 minutos depois na Berenice, meio desconfiados. Mas qual nossa grata surpresa: chaises acolchoadas, píer na praia de águas turquesas e cristalinas do Mar Vermelho, serviço de garçon, preços justos e piscinas mil. Muito, muito bom! Fiquei apaixonado pela Bere... À noite, depois de muito sol e mergulhos, uma volta pela cidade super litorânea e mais conservadora, jantar no Tche Tche, uma rede presente em todo mundo árabe, bem gostosa e eficente. Os locais adoram.

21/06 sexta


Já agendados, depois do café, tomamos um táxi até a fronteira com Israel; chegamos cedo, e esperamos um pouco até abrir. Lá, uma certa tensão, pela falada travessia ao país judeu. Tive que trocar um dinheiro pra uma dupla de franceses que não tinha dinheiro local para pagar a taxa de saída.

Eilat


Realmente, um processo e tanto, perguntas, vistorias mil. Demora. Por fim, a garota da imigração, ao descobrir que nossa viagem voltava por Dubai, recomendou o carimbo à parte do passaporte. Ok. Depois fizemos o câmbio com o resto dos dinares e tomamos um táxi, já em Eilat, Israel, até a estação de ônibus. Não podíamos correr o risco de perder o bus, porque seria o começo do Sabbath (do anoitecer de sexta ao anoitecer de sábado), e os ônibus param nesse período! Já no trajeto, a mudança de cenário é gritante: trata-se de uma estrutura tipo EUA no Oriente Médio. Tudo sinalizado em três idiomas (hebraico, árabe e inglês), táxi com recibo automático, ticket emitido só de passar o cartão de crédito, ônibus com wifi de qualidade... Pessoalmente, acho que perde um pouco a espontaneidade. A viagem é pelo Negev, o deserto, e depois ao longo do Mar Morto, agora no lado de cá. São 5 horas de viagem, que passam rápido, com direito a duas paradas bem estruturadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário