18 agosto 2012

2012 Norte da Europa - Helsinque

Navio com muuuuito duty free, mil e uma bebidas, e, naturalmente, mil e um bebuns! Temperatura agradável, lanche na deli on the seas, tudo legal. Devagarzinho fomos sentindo a vibe finlandesa: xóvens bebendo a valer, tipo caindo, e levando, da barata Estônia + Duty Free umas 20 caixas de muitas garrafas por cabeça. Já causando altas confusões, essa galerinha desembarcou em clima de muita azaração e tiveram que pagar com a própria vida na saída engarrafada (literal e figurativamente).

Tomamos um táxi, que, irritado com o congestionamento, avançou sinais, entrou na contramão e causou emoção na Si (Rafael dormia, of course). No fim, deu tudo certo. Depois de uma pequena confusão no check in (coincidência de surnames), alojamo-nos num big quarto, cozinha, sala e banheiro, linha funcionalismo finlandês. Já era tarde, mas fizemos nossa voltinha padrão, umas 23h da noite. Ou seja, ninguém na rua. Mas ainda tava meio claro (amo verão perto do círculo polar ártico), então passeamos mesmo assim. Na volta, um abastecimento noturno no mercadinho local.

16/08 - quinta-feira


Nada de preguiça. Café em casa (patê de cogumelos selvagens frescos, falsos biscoitos Príncipe, frutas, eba!). Saímos pra igreja Temppeliaukio, católica, circular, escavada numa grande rocha urbana. Depois, Museu Kiasma, de arte contemporânea, com pausa para o café. De lá, para o sem graça parque Kaisaniemi, e descida até a praça do Senate, com visita à expressiva e branca catedral de Helsinque, luterana. Logo pertinho, um destino nosso predileto em viagem: o mercado Kauppatori, onde se come peixes fresquíssimos, sanduíches, berries... Subimos a vizinha catedral Uspenski, ortodoxa russa - que dia religioso! Animados, compramos chocolates na parte fechada do mercado, depois rumamos para o Museu do Design, afinal em 2012 Helsinque é a Capital do Design. Achei pequenino, e pouco ousado (o de Londres é mara!), mas vale ainda. Seu irmão gêmeo é o Museu de Arquitetura Finlandesa, mais simples. O dia ainda rendia, e subimos pela Mannerheimintie até a Aleksantêrinkatu, para rápidas comprinhas e mais café. Depois, shopping Kamppi, no caminho de casa, reabastecimento de víveres e casa. Esse dia todo rendeu e ainda sobrou tempo para internet pra uns, dates pra outro, sopas pra uns e outros!

17/08 - sexta-feira


Sem compromisso, dormimos até tarde, claro. Saímos para uma volta olímpica, inclusindo torre, estádio e museu do esporte. Demos uma volta, também olímpica pela lagoa do centro, e fomos almoçar no Forum, no Chico's, razoável. Sorvetinho na Esplanade. De noite, um drink e uma rápida vida noturna, DTM,  igualíssima à todas as outras.

18/08 - Sábado


Mais sem compromisso ainda, levantamos só para o check out. Passeio tradicional, compras de livros (se não pode vencê-los, junte-se a eles: Game of Thrones); looonga parada na Esplanade, lendo; depois, até o mercado, pra Si almoçar. Eu comi numa pizzaria mequetrefe do shopping. Devagar de volta, e era hora de ir para o porto. Chegando lá, tudo tranquilão, mas o navio russo, muito maior que o Tallinn-Helsinque, era bem mais sem graça, sem um deli delícia, com cassino cafona... Nossa cabine era a da última categoria, mas atendeu sem problemas. Só não dá pra ser claustrofóbico! Jantamos num italiano mezzabocca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário