27 junho 2008

2008 Ibéria e Marrocos - ESPECIAL: Resumo de personagens

Agora, um rol das pessoas marcantes que conhecemos neste mes de ferias. Sem duvida, esta novela nao seria a mesma sem os imigrantes, emigrantes, vendedores, colegas, aliciadores, proletarios, anonimos e famosos:

- Gross: alcunha de Ana Maria, colombiana emigrada para terra de tio Sam. Namorada de Rafete. Arrasa nas vogais tonicas, e ficou muito insatisfeita com a qualidade dos servicos marroquinos. Afeita a "rachar um rango" de modo a economizar. Expressivo modo de dizer adeus. Originadora da expressao "That's gross!", da qual foi batizada.
- Rafete: ou Frank, devido a semelhanca com o ser alto e apalermado de autoria de Mary Shelley. Namorado de Gross (declarado, nao pudemos provar nada in loco, dada a completa falta de toque fisico ou afeicao demonstrada). Alvo frequente de oportunistas, dada a loirice de seus longos e lisos cabelos, e seu olhar estatico e de nao-negacao. A la Sancho Panza, companheiro fiel da suposta amante, jamais contrariando-na.
- Marielys: americana de origem dominicana, residente na grande maca, NYC. Divertida e sociavel, a nata dos estadunidenses. Como tal, conta euros em dolares, e se assusta com isso. Provavel futura companheira de novas viagens (opcoes: Brasil, Rep. Dominicana, EUA).
- Julia: a jovem russa que naturalizou-se americana desde tenra idade, alem de ingles da California, fala russo "quase tao bem quanto o ingles", arranha o espanhol e, metralhadora giratoria de perguntas, quer aprender o arabe. Com seu caderninho, exercia, em suma, duas funcoes: contabilizar gastos (os menores possiveis) e presentes familiares ("Thank God I have a small family") e anotar expressoes traduzidas do idioma oficial muculmano, as quais ela faz uso insistente. Enfatica quanto a fumar hookah, ou shisha, ou narguile, como queira. Claro, desde que por um bom preco.
- Sergio e Edgar: dupla (casal?) de pauistas visitando, entre outros, Italia, Espanha, Portugal e Marrocos. Muito simpaticos, oasis do idioma patrio em meio a torre de Babel quando no Marrocos.
- Edelza: brasiliense proprietaria e gestora de um simpatico restaurante em Ibiza, onde fomos devidamente orientados quanto as baladas locais. Antiga funcionaria do Itamaraty, trocou tudo quando conheceu seu esposo, tao holandes quanto bufao, cuja funcao no restaurante nao ficou devidamente clara, alem de arrebanhar clientes a beira da praia - incluse nosotros.
- Paulo: cabelereiro baiano, WU, ha 10 anos em terra espanhola, MBA no assunto, dicas mil. 10 anos sem visitar o Brasil, sem saudades. Atual habitante de Zaragoza. Ensaia uma triunfal visita a terra patria em setembro.
- Rosana: garconete membro de extenso grupo funcional e tupiniquim em restaurante buffet Las Palomas, de Zaragoza. Originaria de Fortaleza, mais que gostar, se acostumou a Espanha, onde cria a filha - que a proposito vai sozinha ao Brasil.
- Maicon, they don't care about us: WU, que nos recomendou intensamente a noite cheia de gente bonita e a melhor praia dos arredores de Lisboa. Pois. Nao houve correspondencia de julgamentos de nossa parte. Pa. Cheio de traquejos lusitanos, teceu edificantes comentarios sobre a sua nova terra, onde atua como garcon. De acordo com o mesmo, habitar na Europa tem suas inebriantes vantagens, entre elas, comprar entradas antecipadas para o show da Madonna, ou assistir nosso amigo Bob Sinclair ali na praia mesmo. Enfim, depois de horas neste ritmo de louvacoes aos lusos, descobrimos: apenas 1 mes fora de casa pode provocar mudancas reconditas no imigrante WU.
- Frank &Thomas: companheiros de frustrada noite lisboeta, suicos, casados ha 11 anos, e viajantes da Europa. Seguiram conosco para a decepcionante e batucada praia de farofeiros indicada por Maicon, they don't care about us (ver acima).
- Ricardo: madrilenho contactado virtualmente, que mui gentilmente, nos acompanhou na noite (ultima) da cidade, de bar em bar, com muita gente e animacao. Observacao: em seu aniversario, simultaneo ao do Rafael! Seu amigo conhecedor de pessoas da noite e Juanito.
- Valdirene, ou simplesmente Val: WU, casada, antiga moradora de Murcia, por motivo de desemprego galopante, retornando a Lisboa, acompanhada de casal WU goiano, aparentemente, iniciante na arte da vida em pais estrangeiro. Seu marido, de GV (Governador Valadares) nao fala espanhol, embora ela habla muy bien el castellano - pelo menos diante de quem nao fala. Apesar de seu sotaque nortista, sua origem e Santa Catarina. Entusiasmada no ensino de portugues a filipinos, soletrando palavras em boa voz.
- Colegas de quarto em Barcelona: Ben e australianos, indiferentes as regras de higiene; Peeeeerth, australiano tambem, com seu sotaque peculiar, politizado; Nipo-Americano, com sua cara simpatica, e seu bom ouvido, entusiasma-se facilmente; Texas-Girl, amiga do moreninho sem nome, simpaticos e sociaveis.
- Paula: a presenca ausente da dona da casa onde ficamos hospedados em Lagos. A la Rebecca, seu rastro personalissimo podia ser sentido no ar.
- Yohssef: marroquino com dominio da lingua britanica, de imensa disponibilidade e amabilidade. Um grande companheiro na noite de Fez, emocionou a audiencia ao narrar sua triste historia do amor muculmano que nao criou raizes. Amigo de Yuness.
- Cristina Kuchner, ou Paris Hilton: a dondoca argentina que mais provoca risos por onde passa - inclusive por cima de tumbas sacras e milenares! Seus pobre companheiro encarrega-se das mil e uma fotos, alem claro de realizar os pagamentos.
- Marco: aliciante italiano, vendedor de entradas paras as festas bombasticas de Ibiza. Sazonalmente, morador de Salvador da Bahia. Questionado quanto a origem dos tiquetes tao mais em conta, revela: "sou amigo do dono, tenho que confessar".
- Barraquete: futura vizinha em Brasilia, nome desconhecido, esposa de Rogerio. Consumidora voraz, especialmente de produtos da natural farmacia marrakeshiana, mesmo que desconheca seu uso e futura funcao. Amiga de Cristina Kurchner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário